Chapeleiro  "Hatter"

A Casa do Vilarelho situa-se em Avessadas onde é produzido o Chapeleiro, um vinho verde elaborado a partir das castas Loureiro e Arinto. O vinho é fruto da paixão pela vinha, antecedida pela restruturação de uma quinta familiar onde até 2007 e em tempos idos, era somente praticada agricultura tradicional e de subsistência.

A implantação da primeira vinha em 2008 respeita o leito e a morfologia da quinta, aproveitando da melhor forma as propriedades orgânicas que a terra tem para oferecer.

A excelente exposição solar permite a obtenção de boas maturações das uvas aliada à prática de uma viticultura sustentada, permitindo criar um vinho de qualidade superior, pelo menos é esse o propósito. Não é objetivo do produtor grandes quantidades vínicas, antes pelo contrário, micro produções com área máxima de vinha de 1,5 hectares, sendo atualmente a área de implantação cerca de metade daquela. As técnicas de vinificação utilizadas são as mais recentes em termos técnicos e tecnológicos. O corpo técnico para a vinificação do Chapeleiro é composto por uma equipa de enólogos altamente qualificados para o fim que se pretende obter, retirar melhor partido das condições que este Terroir banhado pelo Rio Tâmega oferece.

Este é um projeto criado de raiz e de cariz familiar, que privilegia a valorização e preservação do património rural, sendo o grande motor do mesmo a paixão pela vinha e pelo vinho. Por fim, o nome do Chapeleiro provém igualmente de origens familiares, em homenagem ao Avô Belmiro.